Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)


O MASP, Museu de Arte de São Paulo, foi fundado em 1949 pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand e pelo jornalista e crítico de arte Pietro Maria Bardi, e atualmente é considerado o mais importante museu de arte ocidental do hemisfério sul. Seu atual edifício e sede foi projetado pela renomada arquiteta Lina Bo Bardi e inaugurado em 1968, e hoje constitui um dos principais cartões postais da capital paulistana. Sua suspensão por quatro grandes colunas preserva a vista para a região central e para a Serra da Cantareira através do vale da Avenida 9 de Julho, e o vão sob o museu é utilizado como um espaço de reunião e convivência social, sendo constantemente ocupado por jovens, artesãos e grupos diversos, e servindo como ponto de concentração para passeatas e manifestações diversas.

O acervo do MASP possui aproximadamente 8000 peças, e devido à sua importância, foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Grande parte do acervo é composto por importantes pinturas de origem principalmente italiana e francesa, figurando obras de artistas como Rafael, Botticelli, Delacroix, Monet, Renoir, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse, Chagall e muitos outros, de diferentes épocas e escolas artísticas; o acervo também abriga uma grande coleção de artistas ibéricos e latino-americanos, com artistas como Diego Rivera e os renomados brasileiros Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, entre muitos outros; importantes esculturas, de artistas renomados como Degas, Rodin, Victor Brecheret e outros; e outras significativas coleções de gravuras, fotografias, desenhos, arqueologia, maiólicas, tapeçarias, arte decorativa e kitsch.

Além de seus espaços expositivos, o MASP ainda conta, nos subsolos, com um auditório que recebe constantes apresentações de teatro, dança, música e debates e palestras, com um café, um restaurante e uma pequena loja com reproduções (pôsteres) de obras de arte, souvenires e livros diversos sobre arte.

Os ingressos custam R$ 15,00 e dão direito à visitação de todas as exposições em cartaz no dia. Estudantes, professores e aposentados, com documento comprovante, têm direito a meia entrada. Menores de 10 anos e maiores de 60 não pagam ingresso. Às terças-feiras o ingresso é gratuito para o público em geral.

O MASP abre de terça-feira a domingo das 10h às 18h (quinta-feira das 10h às 20h).

Endereço: Avenida Paulista, 1578
Tel.: (11) 3251-5644
Site: http://masp.art.br/

Estação de metrô mais próxima: 
- Trianon-Masp (Linha 2-Verde) - Aproximadamente 140 metros.

Lugares próximos:
Feira de Antiguidades da Paulista - Mesmo local
Feira de Artes do Trianon - Aprox. 10 mts.
Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso - Aprox. 260 mts.
Cine Livraria Cultura - Aprox. 500 mts.
Conjunto Nacional - Aprox. 500 mts.
Livraria Cultura - Unidade Conjunto Nacional - Aprox. 500 mts.
Reserva Cultural - Aprox. 700 mts.
Fnac Paulista - Aprox. 700 mts.
Espaço Itaú de Cinema - Augusta - Aprox. 800 mts.
Galeria Ouro Velho - Aprox. 900 mts.
CineSesc - Aprox. 900 mts.
Livraria Martins Fontes - Unidade Paulista - Aprox. 1000 mts.

(Foto de Patricio Perez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário