Museu do Futebol


O Estádio do Pacaembu é um dos mais importantes locais do futebol brasileiro, e guarda significados históricos variados relacionados ao principal esporte do país. Inaugurado em 1940, seu espaço já foi palco de acontecimentos importantes na história do futebol, desde sua participação na Copa do Mundo de 1950 até a recente conquista, em 2012, do título da Copa Libertadores da América pelo Corinthians, um dos principais clubes da cidade que por décadas utilizou este estádio municipal como sua casa.

Em função de todo o seu significado para o esporte, o Pacaembu (cujo nome oficial é Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho) abriga atualmente o Museu do Futebol, um dos museus mais reconhecidos da cidade por seu conceito expositivo que usa e abusa de múltiplas mídias e interatividade. Criado a partir de uma iniciativa conjunta da Prefeitura de São Paulo, do Governo Estadual de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho, o museu preserva a arquitetura do estádio, aproveitando espaços já existentes e atribuindo-lhes um novo uso. O conceito do museu propõe uma sequência de salas que dedicam-se a expor diferentes experiências e recortes sobre o futebol, e cada sessão utiliza-se de videos, imagens, objetos, sons e outros inúmeros recursos que envolvem completamente o visitante, fazendo-o experimentar sensações diversificadas, e participar do espetáculo expositivo. Uma parte do percurso do museu, que ocupa salas diversas em três andares, atinge o ambiente externo do estádio, propiciando ao visitante uma vista do campo e das arquibancadas num dia vazio.


O Museu do Futebol abre suas portas ao público de terça a domingo, das 09h às 17h. O ingresso custa R$ 6,00 (benefício de meia entrada para estudantes, aposentados e maiores de 60 anos, com documento comprovante). Entrada gratuita para crianças até 7 anos, pessoas com deficiência (mais um acompanhante) e professores da rede pública. Às quartas-feiras, o ingresso é gratuito para todos os visitantes.

Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu
Tel.: (11) 3664-3848
Site: http://www.museudofutebol.org.br/

Estação de metrô mais próxima: 
- Clínicas (Linha 2-Verde) - Aproximadamente 1600 metros.

Lugares próximos:
Instituto Moreira Salles - Aprox. 1000 mts.

(Fotos de Francisco Ocanto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário